segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Postagens rarefeitas

Devido às aulas, que começaram hoje, minhas postagens vão escassear ainda mais por um tempo.
Espero retornar ao ritmo meio-bomba de sempre dentro em breve.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Seus problemas acabaram?

Antônio Palocci, o médico que virou ministro da área econômica, não foi considerado réu no julgamento de ontem, mas seus problemas com a lei estão longe de acabar. Para começo de conversa, o ex-ministro está na depend~encia de que seu então subordinado, Jorge Matoso, não seja inocentado. Qualquer condenação desse constituirá em uma prova de crime de improbidade de Palocci.
Parece não haver dúvidas de que o ex-ministro foi informado de quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo. As dúvidas razoáveis são se ele pediu a ação e se passou a informação à imprensa. Condenando-se o subalterno, caracteriza-se a prevaricação, pois ao tomar conhecimento do ato criminoso, Palocci calou-se.
E não apenas deixou de comunicar a falha funcional, foi participante da pantomima que mobilizou recursos públicos para descobrir o autor da façanha, sobre o qual ele tinha completo conhecimento.
É no campo político, entretanto, que está mais encrencado. Tudo bem, ele é um profissional, destes que o presidente diz não ser um homem comum, com mais direitos do que a maioria, porém mesmo para esse há limites para o aceitável. Que pessoa em sã consciência votaria em tal figura? Talvez os mesmos que votam em Lula e Sarney, é verdade, mas Antônio Palocci sempre se apresentou como um político de outra estirpe. Posava de bom administrador e modernizante, justo o tipo que é votado por pessoas pouco propensas a dar seu voto àqueles que usam as prerrogativas do cargo para esmagar humildes empregados domésticos.
Eu não apostaria muitas fichas na volta de Antônio à ribalta política, acho que desse já nos livramos, ao menos dos cargos eletivos mais importantes.

Agora também pós-colombiana

Já falei aqui sobre a tecnologia que ajudava aos índios e ameaçava ajudar aos contemporâneos, encontrada na Amazônia brasileira. Agora vocês podem ver um update by The Economist.
E nós continuamos marcando toca, fazendo carvão vegetal com técnicas predatórias e sem nenhuma geração de valor.
Brasil, o país do futuro, sombrio.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mais uma vez, pega na mentira

Será que há uma competição rolando para saber quem é mais mentiroso?
O GSI dá sua contribuição ao Grande Torneio Pinóchio Dourado.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Algumas vezes, parece e realmente é

Como disse o Reinaldo Azevedo, Mantega nomeou Lina pensando que ela fosse outra coisa, como não era, desnomeou. Ele a acreditava uma petista estilo Salvatti, daquelas que fazem o que mandam sem muitos remorsos, e esta revelou-se mais uma estilo Suplicy, dada a arroubos extemporrâneos de altivez. E, a se acreditar nos fatos, como os mostrados no vídeo a seguir, também de incompetência e falta com a verdade.



Na saga de quem mente mais e produz menos, talvez as damas que estão tão em evidência este mês não sejam assim tão diferentes.
Agora Noblat pergunta-se por que a auditora não fala tudo que sabe. Posso lhe tirar essa dúvida.
O faz porque, acima de tudo, comporta-se como os de sua espécie. Não se é PT impunemente, tenha-se carteirinha ou não.

Nova disputa no Senado

Os paulistas têm muito do que se envergonhar, realmente.
Agora seus senadres ficam disputando para saber quem é mais ridículo, quem é o maior bobo da corte. Ouçam o que Roseann Kennedy tem a dizer.
Como dizem no interior, depois do tombo, o coice.
O que o Tuma vai fazer para tentar se igualar aos seus companheiros de representação, ir à próxima sessão vestido de cabrocha?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Apenas um comentário

O Lula tem motivos para não se preocupar com a segurança das instalações onde despacha.
Além de constituir prova de malfeitos, medidas de proteção são para aqueles que não dispõem de 80% de aprovação, como estes governadores.
Já Lula está tranquilo, só para furar a quase inespugnável muralha que lhe fornece o próprio ego, muitos dias de trabalho seriam necessários. Talvez a filmagem de aproximadamente trinta dias não conseguisse gravar todo o processo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lá como cá

A censura não tem seu retorno apenas aqui, concentrando-se em jornais que possam ameaçar próceres detentores de segredos da República, no lado dos desenvolvidos também dá mostras de sua competência, mas com mais classe, interferindo nas manifestações artísticas.
O mundo dá voltas, mas o lixo autoritário acaba conseguindo retornar.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Só para recordar

Meu post no Twitter sobre o Mercadante, de 3 de Julho:
Mercadante disse que dirá o que pensa no encontro com Lula. Não sei não, corre o risco de entrar mudo e sair calado.

Falando do que sabe

Prestem atenção nas seguintes palavras:
Uma oposição quando não tem argumento para fazer oposição, é pior do que doença que não tem cura...
Esse foi Lula, via Josias de Souza, fazendo algo raro, falando de algo no qual é especialista, bravatas de oposição.
Oposição sem argumento é doença sem cura, governo sem argumento é câncer terminal. Leva à morte e dói pra diabo.

A gelatinica firmeza do ser

Não dá para entender esse Mercadante, depois de anunciar, em caráter irrevogável, a demissão do cargo, desfez o anúncio e discursou para dizer que fica.
A justificativa: apesar de tudo, não pode negar um pedido de Lula, Dirceu, Dilma, Palocci, Berzoini et alli.
Isso explica tudo.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

E ela saiu

A saída anunciada concretizou-se, Marina deixou o PT. A despeito das ameaças e do chororô do antigo partido, a candidatura da ex-ministra está agora praticamente assegurada.
Ela é mais uma senadora e a Casa é o foco atual das batalhas políticas, então cabe uma breve reflexão sobre aquele recinto, e seus ocupantes, e seu papel para o país.
A Constituição Federal diz uma série de coisas, mas, para resumir, a função primordial é representar os Estados, garantindo o funcionamento do pacto federativo. Sua função é, deste modo, puxar a brasa para a sardinha do Estado para o qual foi eleito, sendo uma espécie de vereador federal, mesmo que a comparação seja um tanto quanto injusta e muitos a utilizem de modo pejorativo (um exemplo está aqui). Não necessariamente buscando verbas para obras, mas certamente evitando que proposições deletérias aos interesses estaduais prosperem na legislação e, vez por outra, colocando nela algo que favoreça seu Estado.
Dito isso, faz-se necessária a pergunta: que andam fazendo os senadores pelos Estados? Respondendo em relação aos que acompanho, os do estado de São Paulo, posso afirmar um categórico nada. Não há uma única lei de interesse paulista que pode ser imputada aos excelentíssimos senhores Suplicy, Mercadante e Tuma. Há mais de uma década na Casa, o primeira destacou-se como um, mal, cantor de folk music setentista. O segundo foi seguidamente humilhado (sendo essa a mais recente) e declarou seguir o que o presidente Lula deseja, mesmo que não sendo o que a sua consciência manda. E o terceiro submergiu entre os pares, aparecendo por vezes para comentar alguma suspeita de crime, é Corregedor do Senado, relembrando sua velha vida de delegado. Para São Paulo, abusoluta inefetividade.
Marina é da mesma escola. Não fez nada para o Acre. Deve achar algo menor dedicar-se ao ofício para o qual foi eleita. Prefere salvar o mundo, ou como dizem Lula e Reinaldo Azevedo, candidatar-se a santa. Lembremos que sua primeira ação no atual mandato foi deixar o cargo, por mais da metade do mandato, e lá empossar o sem-votos Sibá Machado.
Como vemos, os detentores da função não a estão exercendo. São muito bons de falatório e muito ruins de serviço. Resta saber se merecem nosso voto de confiança para continuarem a não fazer o que deviam.
Em postagens anteriores, já declarei que não votarei em Marina Silva e em Aloizio Mercadante. Alargo meus não votos à Eduardo Suplicy e Romeu Tuma.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Palavra contra palavra

Os governistas deram como barato que houve o encontro, mas não um pedido claro de encerramento dos processos contra Fernando Sarney.
Lina, convenhamos, estava lá não porque fosse da oposição, e não acredito que seja agora. Então não se poderia esperar que tivesse feito um dossiê contra a candidata do Planalto à presidência da República, mas o que fez já está de bom tamanho.
Ficará a palavra dela conta a do governo inteiro, e com o último tendo meios para provar que ela está mentindo. Como não o fez, está mais do que claro que ela esteve no Palácio do Planalto, tanto é assim que, durante o depoimento, próceres do lulismo tentaram descaracterizar os registros como prova.
Ao forçar a mão no confronto de biografias, tendo a ministra uma que não lhe favorece, fica claro que as coisas estão mal lá pelas bandas da defesa.
Sérgio Guerra tem razão, Dilma está a cada dia mais inviável. A teimosia de Lula está saindo caro e a conta só aumentará. Sorte do PMDB, que vive desse tipo de crise institucional.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Recesso terminado

A pausa no rol de escândalos dos Sarney já se encerrou. Voltaram a marca de um por dia.
Fica a expectativa para saber o que há de tão importante nos escaninhos do Estadão para justificar censura nestes tempos de dita democracia liberal. O juíz que não conhece a lei do impedimento não deve ter sido acionado por pouca coisa.
Felizmente José Sarney é um zumbi eleitoral, com força política declinante, e, com a sucessão de malfeitorias aparecendo, levará o resto de sua família para o túmulo. Com um pouco de sorte, não tenho fé nisso,leva os sindicalistas junto para o buraco antes que eles percebam que não ganharão nada o escoltando.
Mas chega de Sarney, já gastei muitos bytes com ele.

sábado, 15 de agosto de 2009

Conexão Tréveris-Caracas



O vídeo acima, parte do The Soviet Story, de Edvins Snore, mostra as semelhanças entre os gêmeos siameses, comunismo e nazismo, que levam a um fim previsível. A luta por um novo homem resulta sempre no extermínio do que é considerado antigo.
Muitos fingem esquecer, mas nazi é uma corruptela do nacional-socialismo, em seu som alemão. É o socialismo feio, que nenhum intelectual sério defende, enquanto o outro ainda tem muitos admiradores, aqui e alhures. Alguns até o querem implantado, em pleno século XXI. A Venezuela, por exemplo, reformou seu sistema educacional. Quer formar o novo homem desde criancinha. Quer que a ideologia assassina, capaz de fazer pessoas inteligentes como Bernard Shaw, que já celebrei aqui como um dos melhores frasistas da história, elogiar o genocídio dos inadequados.
O pior que há no Brasil quem queira juntar-se aos loucos que, depois de conhecer a maioria dos crimes do socialismo, defendem esse sistema homicida. Existem ainda partidos políticos ostentando socialismo ou comunismo em seus nomes. Há juventudes comunistas e há a UNE, cujos membros defendem o controle estatal das universidades, mesmo privadas.
Não sei qual é a maior tristeza. Ter havido tanta miséria ou saber que há quem quer ressuscitar o que a causou.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Esopianas

Era uma vez uma pequena revolucionária chamada Dilma.
Em uma noite terrível, ela foi presa pela polícia do regime e terrivelmente seviciada, mas mentiu e regozijou-se disso.
O tempo passou e ela cresceu. Como ocupante de postos técnicos em vários governos, era desejável que tivesse mestrado e doutorado, mas não tinha. Um amigo bem intencionado resolveu o problema, cadastrou em site oficial e protegido por senha, títulos que ela não possuía. Dilma ouviu estes títulos diversas vezes e nada falou sobre não tê-los. Omitiu, o que não deixa de ser uma forma de mentira.
Subordinaods dela prepararam um dossiê, depois renomeado de banco de dados. Primeiro não existia, depois existia, mas não era o que vocês estão pensando. Outra mentira na vida de Dilma.
Um belo dia, outra personagem entra na estória. Diz que teve uma conversa com Dilma, e que essa lhe pediu coisas que não devia. Dilma negou.
Não sabemos quem está está dizendo a verdade, porém muito desconfiam que não é Dilma.

Esopo já dizia: Ninguém acredita em um mentiroso, mesmo quando fala a verdade.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pouco a pouco

Demorou, mas a imprensa estrangeira começa a perceber a realidade por trás da máscara democrática do Senhor Lula da Silva.
Agora é a The Economist que começa a duvidar do amor às liberdades políticas do nosso governo. Resta-nos torcer que o povo também perceba, e logo.

Só pode estar de brincadeira

Alguém que diz que o PT é "o primeiro partido político brasileiro verdadeiramente nascido das bases populares" não pode ser sério.
Se até hoje acusam a USP de ser uma entidade elitista, como poder-se-ia chamar os professores que lá ensinavam nos final da década de 70 de bases populares? Esse senhor Kotscho é mesmo um ficcionista de marca maior.
O mais engraçado é que o autor da crônica tenta desqualificar as possíveis companhias de Marina da Silva caso deixe o PT. Larguará as construtivas presenças de cueceiros, mensaleiros, aloprados, doutores sem tese, etc. Não sei como conseguirá viver.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Não renuncie, Virgílio. Enfrente o martírio

Ao contrário de Reinaldo Azevedo, não acho que Arthur Virgílio deva renunciar.

Estava escrevendo esta postagem quando o blogger pifou, o que vonha a seguir já não faz mais sentido, uma vez que a representação foi arquivada.
Apenas acho que Virgílio perdeu uma oportunidade de consagrar-se.

Os especialistas não deixam dúvida

Parece-me que os especialistas concordam, na epidemia, como nas demais ações, o governo está sendo incompetente. Isso em um país no qual a saúde é quase perfeita.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ditadorezinhos do futuro

O blog do Noblat traz hoje um artigo que é a cara dos chamados progressistas, aqueles que querem ser aclamados enquanto nos escravizam.
Assinado por uma diretora da UNE pela tese "Mudança e Movimento" (diretora pela tese? O que será que isso significa?), Thalita Martins, tem como tese principal: "a defesa de uma educação popular, democrática e pública deve estar na pauta do dia do movimento estudantil brasileiro e da UNE. Popular no conhecimento, no foco. Democrática em seu acesso, permanência, na sua relação e organização interna e envolvimento com a sociedade. E pública na sua oferta, no seu acesso, nos seus fins. E o caráter público e popular também deve se fazer presente nas instituições pagas, juntamente com a qualidade e a democracia."
Excluindo-se o fato de que a educação no Brasil já é por demais regulada , com o MEC dizendo o que as escolas devem ou não ensinar e reconhecendo os cursos ao seu bel prazer, observa-se no texto da moça um forte ranço anti-mercado, natural vindo de um membro de uma entidade controlada pelo Partido Comunista Brasileiro. Dizendo querer democratizar a educação, quer estatizar entidades privadas, sem devida reparação pecuniária, pelo que pude inferir, tirando dos empresários o controle sobre as suas instituições.
O título é, para não deixar dúvidas, "Educação não é mercadoria". Inúmeras instituições de ensino superior são comercializadoras de diploma em um mercado ilegal. O exemplo: as Faculdades Unidas de Pernambuco. A educação deve ser um processo emancipatório enquanto indivíduos ou classe. O governo Fernando Henrique fez uma lei que pune os inadimplentes.
Como vemos, as raízes de uma revolução do tipo bolivariana estão lançadas nos nossos universitários, pelo menos naqueles que têm voz na entidade que diz representar o pensamento dos estudantes do Brasil.
Diz a estudante que: "A educação na sociedade capitalista é construída para manter o status social e econômico vigente, refletindo a sociedade que a produz."
Neste aspecto concordo com ela e fico triste. Olha só o que vem produzindo o nosso sistema educacional. Intervencionistas que não respeitam os direitos alheios de negociar. Os ditadorezinhos do amanhã seguem mostrando a cara hoje, basta reconhecê-los.

Para quem quiser mais exemplos do modo de pensar estudantil, vai abaixo entrevista da recém desempossada presidente da UNE.


Alguns erros de digitação foram excluídos e uma palavra que havia sido omitida (em vermelho) foi colocada em uma atualização que ocorreu às 15:10hs do dia 12/08/2009.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nota do Cláudio Humberto

Diz o seguinte:
"Peru terá 20% da energia brasileira

O Peru vai consumir apenas 20% da energia que será gerada pelas cinco hidrelétricas que o governo brasileiro vai construir naquele país. Segundo o ministro Edson Lobão (Minas e Energia), para evitar problemas como os que enfrenta com o Paraguai em Itaipu, representantes do Brasil têm se reunido com seus equivalentes peruanos para “amarrar os acordos”. O financiamento das obras, estimadas entre US$ 12 bilhões e R$ 15 bilhões, ficará por conta das construtoras, Eletrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na estimativa do ministro Lobão, as usinas devem ficar prontas em 2015."

Pelo visto, considera o governo que havia um problema no Tratado de Itaipu. Concordo, havia.
Não considerava o assinado que quase quatro décadas depois de assinado um bando de presidentes "bolivarianos" iria assumir os governos da América Latina e mandar às favas tudo o feito anteriormente.
Não acredito, porém, que há chance de piorar-se tratado assinado pelo governo Lula. Quem destruiu o acerto de Itaipu não corre o risco de construir um acordo favorável à nação. E com o ministro Lobão à frente, é tudo potencializado.

Candidata Marina

Confesso que não me passou pela cabeça, em nenhum momento, a probabilidade de Marina da Silva concorrer à Presidência da República. Talvez, porque ela é tudo o que Lula não quer em um candidato: carismática, para quem gosta do tipo self-made woman coitadinha, e animal político, ao contrário da insossa, para media proposals, e técnica Dilma. Fosse Lula outro, ela seria a candidata ideal do governo.
Seria muito difícil, para a oposição, atacá-la. Mulher, de família pobre, defensora da causa ecológica, voz mansa, histórico de enfrentamento dos poderosos, amigos assassinados por uma causa. Todo o marketeiro político sonha com tão estupendo material. Porém é lógico que ao menos um voto ela não teria, o meu.
Já sofreremos os males de Lula até onde a vista alcança, não precisamos de uma Lula também. Como ele, é anti-mercado. Como ele, acredita nas benesses de um Estado grande consertando a iniciativa privada. Como ele, destruiria nosso futuro com atitudes populistas. Como ele, é do PT, o que resume todos os problemas anteriores.
Isso faz com que não queira sua candidatura? Não.
Não houvesse razão concreta para isso, restaria-me o prazer de ver o barata voa na base governista com a simples posibilidade. Mas há uma vantagemn prática da entrada de Marina da Silva na disputa.
Como sabemos, alguém pode se candidatar por duas causas, a vitória em si e colocar um assunto em pauta. Na última eleição presidencial essa última foi a que levou às candidaturas Buarque e Heloísa Helena. E seria a boa razão para saldar uma candidatura Marina da Silva. Ela é, definitivamente, uma rebelde com causa, a ecológica.
Marina vai. com toda certeza, introduzir um projeto ecológico nas discussões de todos os candidatos à presidência caso seja um deles. Muito necessária, por sinal, em um país que anda jogando suas vantagens ambientais pela janela.
Esperemos sentados para ver o resultado. A lógica é que ela não se candidate. O PT mostrou, nestes últimos anos, que sempre escolhe a opção mais deletéria para o país quando tem chance. Ela é do PT e segue, portanto, a tendência do partido. O lógico é que de lá continue saindo apenas decepção.

sábado, 8 de agosto de 2009

Faço minhas as palavras dele



Com um agravante, votei no Mercadante, como já revelei aqui, coisa que nunca mais farei.
Já cometi esse crime hediondo, estou purgando todos os dias, no pior local, minha consciência.

Mudaram os registros

Mas ninguém sabe porque.
Esse é o nosso Senado.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

It´s not Tv, nor HBO

Há quem reclame, mas a Netflix é um sucesso. E o motivo é um só, custos. Quanto menos dinheiro têm os consumidores americanos, mais eles migram para produtos de qualidade de baixo custo. É o caso da locações por via postal, os clientes podem ter cinco produções rotativas pelo preço de compra de uma mensalmente, sem preocupar-se com multas e os transtornos do trânsito, não há como dar errado.
Mesmo assim, o executivo-chefe da empresa, Reed Hasting, prevê que, em quatro anos, a operação de aluguel postal começará a decair. E a razão é a de sempre, a concorrência da internet. Atualmente para fazer uma locação, de ida e volta pelo correio, são gastos 80 centavos de dólar por DVD, enquanto a transmissão de um filme via web, serviço disponibilizado pela empresa para uma gama limitada de títulos, custa 5 centavos.
Com a ampliação da banda larga, ficará cada vez mais barato, para o consumidor, receber pacotes de dados. Algumas cidades do mundo, como Estocolmo, na Suécia, estão ligando todas as suas residências a redes de fibra ótica. Empresas terão, então, um custo de entrada no mercado muito menor. Todas as possuidoras de conteúdo a ser distribuído poderão fazê-lo a baixíssimo custo, maximizando o seu lucro. É o que pretende fazer a Netflix no futuro próximo. Ela terá, entretanto, como prováveis concorrentes os grandes estúdios que hoje lucram ao vender-lhe DVDs e Blu-rays.
Cá as coisas serão um tanto quanto mais lentas, visto que estamos muito atrasadod em matéria deinternet rápida, mas há um conjunto de empresas que podem se beneficiar da transmissão de filmes via internet, caso consigam se entender sobre como dividir os ganhos. As operadoras de celular e a Tec Toy.
Por já ser um equipamento naturalmente ligado ao televisor, não há plataforma melhor para descarregar vídeos do que o vídeo-game. O Zeebo, da Tec Toy, tem a vantagem de ter sido projetado para o carregamento online remoto de todo o seu software, contando com um disco rígido e um chip 3G embutido. As operadoras podem utilizar estas caractrísticas para fazer dele uma central de entretenimento com com comercialização de filmes com custo bastante baixo.
Provavelmente outros meios chegarão no futuro próximo, mas ignorar essa opção de ganhar dinheiro e agradar ao cliente parece-me boa demais para ignorar. O problema é que vivemos de ignorar as boas oportunidades.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O mito da governabilidade

Indico texto meu antigo, mas que está, mais até do que antes, atual.
A razão da falsa busca da governabilidade e o porquê de ela nunca ser encontrada: a reformabilidade.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Logo ele

Cidadão de vida ilibada e hábitos simples, como o próprio entitulou-se, Sarney quer que o julguem pelos 55 anos de vida pública. Não quer que a paixão nuble a busca da paz no Senado.
Alguém pode me explicar a simplicidade de ter uma ilha privada no Maranhão, que ele frisou não ser seu estado?
Mas não vem ao caso, o presidente do Senado mostrou-se indignado com as acusações que vem sofrendo, que as considera uma campanha difamatória engendrada pela mídia do país, mesmo sendo ele um dos controladores da mídia brasileira, dono que é de empresas de comunicação.
Se essa as explicações são unicamente as apresentadas, fica o seguinte resumo: nada fiz, nada sei e ninguém conheço.
Se é assim, o mínimo que se pede é que Sarney demita-se da função que exerce hoje. Alguém que nada sabe não pode ficar na cadeira que assumirá o cargo de Presidente da República no próximo ano, com as viagens do titular e o empedimento de todos os que precisarem tentar eleição.
Quem nada sabe, não pode ficar com o controle da nação nas mãos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Decoro?

Diz o Houaiss que decoro é:

Acepções
■ substantivo masculino
1 recato no comportamento; decência
Ex.: d. no vestir, no agir, no falar
2 acatamento das normas morais; dignidade, honradez, pundonor
Ex.: é um indivíduo torpe, sem d., sem honra!
3 seriedade nas maneiras; compostura
Ex.: ela dança sem perder o d.
4 postura requerida para exercer qualquer cargo ou função, pública ou não
5 Rubrica: literatura.
adequação do tema ao estilo literário


Locuções
d. parlamentar
Rubrica: política.
postura exigida de parlamentar no exercício de seu mandato

Pois bem, vamos aos fatos.
Houve um espetáculo no Senado ontem. Fernando Collor, o senador que conseguiu a proeza de ser despejado da cadeira de presidente da República, bateu boca com Pedro Simón, na política desde sempre.
Não foi um bate-boca qualquer, entretanto. Usaram-se palavras de alto calão, mostrando que estavamos realmente na Câmara Alta. Collor acusou de parlapatão deblaterante, perdoem-me se estiver utilizando erroaneamente os adjetivos (não estão no meu vocabulário), ao veterano gaúcho.
O motivo da postagem, porém, é outro que o vasto acervo linguístico do ex-presidente. Não só de palavras bonitas consistiu a altercação. Houve uma ameaça. Collor deixou bem claro: sabe fatos degradantes sobre Simón e, por isso, não quer seu nome sendo pronunciado por esse novamente.
Parece-me, portanto, que é caso para a abertura de mais uma representação ao Conselho de Ética. Servidor público que, sabendo de ilícito, esconde-o infringe em ato contrário ao bem público. Quem o faz, claro, está em desacordo com o decoro, não pode ser senador.
O mesmo vale para Renan Calheiros, que afirmou estar pensando em apresentar requerimentos contra Arthur Virgílio e Tasso Jereissati. Isso se, e apenas se, o partido desses, o PSDB, não recuar da "perseguição" a José Sarney. Sem contar as insinuações. Cadê o decoro? É obrigação de todos estes senhores denunciar os malfeitos e abrir quantas representações quanto forem necessárias, sem condicionantes, doa a quem doer.
Pessoas como estas, capazes de selecionar o momento politicamente mais propício para denunciar corrupção - no sentido amplo ou no restrido -, falham no mais elementar teste de postura requerida para a atividade parlamentar.
Não podem nos representar e, em alguns casos, estão na Casa errada. Deveriam estar na de Detenção.

Se tiverem estômago para tanto, vejam os debates na Casa muito bem descrita pela The Economist de dos Horrores.


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O milagrede Lula

Algum dos colunistas do Estadão, creio que o Daniel Piza, tem uma seção intitulada "Por que me ufano". Eu tenho uma razão para ufanar-me, um santo na presidência, eis as provas:





Há uma anedota que diz que para obter-se quatro opiniões distintas sobre economia, basta colocar três economistas trancados em uma sala. O mesmo ocorre com os especialistas em relações internacionais, nunca conseguem concordar. Aliás não conseguiam, até o milagre de São Lula. Agora todos concordam, a estratégia brasileira é errada.
Nunca na história deste país conseguimos ser tão incompetentes, entregando tudo e não conseguindo nada em troca.
O padroeiro da Concórdia desfez, em oito anos, o trabalho de um de mais de século do Itamaty pela inserção internacional brasileira pragmática e gradual. Chafurdamos agora na ideologia cega e burra.
E a conta, como sempre, será paga pelo povo. O gás aumentou, a gasolina é das mais caras do mundo e a energia elétrica aumentará. Fico imaginando que tipos de concessões os gênios que comandam o nosso infortúnio estão imaginando fazer para Argentina e Uruguai.
Ainda não consegui formular o cenário que nos prejudicará mais, porém tenho certeza que eles já o fizeram, basta esperar.

sábado, 1 de agosto de 2009

Impedimento

Embora alguns não queiram aceitar o óbvio, a regra é clara, como diria o comentarista de arbitragem da rede Globo, quem tem envolvimento com os acusados não deve participar de julgamentos sobre os mesmos, declare-se impedido e o jogo segue.
Parece-me, no entanto, que este juiz não concorda com a regra, fixa-se nas exceções. A bandalheira segue.

O maior

César Cielo Filho consagrou-se definitivamente hoje como o melhor nadador brasileiro de todos os tempos, não só pelas medalhas isoladas, mas pelo conjunto da obra.
Um personagem que merece todo nosso respeito por saber aproveitar as chances que recebeu e criar outras quando necessário.
Neste momento, Cielo é o limite, para nossa sorte.
Que, ao contrário do tênis e do basquete, a natação saiba aproveitar este ídolo.