terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Colocando as coisas em perspectiva

Segundo apontou Celso Ming, no Estadão de domingo, o mesmo valor, fictício, que o governo espera cortar do orçamento deste ano é o gasto feito para importar inflação, 50 bilhões.
E ainda há quem diga que é um governo pró-povo, pode?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aumentos no transporte

Está aqui uma das lutas que parecem justas, mas não estou nem um pouco a fim de lutar.
Tarifas de transporte são, no campo utópico, uma das coisas que não deveriam existir. Limitam o direito fundamental de ir e vir, aumentam o custo total da sociedade e impactam mais quanto mais pobre for o usuário. Só que, como quase tudo em que os sindicatos põem as mãos, a luta está completamente partidarizada, o que é muito diferente, e pior, do que politizada.
Dando nome aos bois, Luiz Marinho, o prefeito de São Bernardo e queridinho do PT paulista - que investiu mundos e fundos para que este capturasse a prefeitura -, reajustou os ônibus da minha cidade de 2,3 reais para 2,9, majoração maior, portanto, do que os da prefeitura (ônibus) e estado (metrô e trens metropolitanos) de São Paulo. Alguma palavra na mídia ou passeata nas ruas? Para encurtar, não.
Abro o jornalzinho Metrô News hoje e há uma convocação assinada por várias entidades para Ato Contra Aumento das Tarifas, alguma citação a Marinho? Para encurtar, não.
Então ficamos assim, quando a causa for política, e não querendo dividendos partidários, corre o risco de ter meu apoio. Caso contrário, prefiro ficar no conforto de meu sofá velho.

Se liga Brasil

Folha artificial, algo que poderia quebrar toda a cadeia de agroenergia naciaonal. E não tenho notícias de que ela está sendo pesquisada por aqui.
Será que deixaremos a cabo da sorte a manutenção de milhares de empregos?

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E, finalmente ...

... os jornais explicam o que o governo anda fazendo. Estou comentando com um certo atraso, mas eles estão ainda mais retardatários do que eu.
E, voltando ainda mais ao passado e descontando todas as mudanças estruturais que ocorreram desde aquele tempo, continuo pensando que o prefiro valorizado.

Aos micareteiros

Preparem os passaportes.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Incentivos

Se colocassem uma dessas em cada central de atendimento ao público e retirassem 25 reais do bolso do atendente (acho que é essa a taxa de câmbio atual) para cada atendimento ruim, seríamos o paraíso dos clientes.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil: potência exportadora

Ou seria importadora de idéias na contabilidade?
Só sei que a contabilidade criativa está prosperando muito nas vizinhanças.

Aquilo é um corno

Foi com essa expressão que um colega baiano respondeu-me a minha pergunta de como estava a administração Wagner.
Pensei cá comigo, será que está tão ruim assim. A resposta pode ser inferida da reportagem abaixo.




Há algum tempo, li que a expressão corno surgiu do fato de que, se descobrisse e nada fizesse, os maridos traídos eram punidos com chibatas no Pelourinho da cidade, usando um chapéu com chifres. Existem explicações mais poéticas, como essa, mas a raíz da coisa está na falta de atuação, por desconhecimento ou por omissão.
Nesse sentido, alguém que não está atuando na segurança ou, segundo o especialista ouvido na matéria, em qualquer outra área de interesse social bem que merece a alcunha.
Imagino que o colega baiano deva estar bradando agora:
-Aquilo é corno e meio.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cuidado com o que se pretende

"Anunciou que não deixará o cargo antes do fim do mandato e que não pretende sair do país, onde pretende morrer".
Na situação dele, preferiria não dar idéias.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Contabilidade criativa

Não poderia ser mais apropriado o nome do pode vir a ser o "livro" do Mantega: Manual da Contabilidade Criativa.
O oximoro é muito adequado aos métodos daqueles que cuidavam da contabilidade da Enron, do Panamericano e fizeram com que aparecem bilhões de reais de receita para o governo (se eu tiro de uma mão e passo para a outra de um mesmo dono trata-se de receita, não?).
Os dois primeiros casos foram considerados tão criativos que muitos chama de fraude. O terceiro não tenho certeza ainda, mas pode ser que uma olhadinha mais apurada diga o mesmo.