sábado, 26 de novembro de 2011

E ainda se diz justiça

Olha a beleza da coisa. Senador eleito em 2006 pode vir a ser cassado por irregularidades na eleição. Só que estamos em 2011 e a definição da coisa pode ser postergada por tempo indeterminado.
E há juízes que reclamam dos que reclamam da justiça brasileira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ponto muito importante

Levantado pelo professor Dalmo Dallari no Entre Aspas de ontem: República consiste, também, de responsabilização.
No reino do "Eu não sabia", chamar de república é cada vez mais pantomímico.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um outro mundo é possível

Afinal, nos vivemos nele.
Não é espantoso como os ditos mercados estão reagindo mal ao fato de os juros exigidos da Itália para a rolagem de sua dívida ter atingido o teto de 7%, o que, descontada a inflação européia, dá uns 5%, ao mesmo tempo que os especialistas indicam investir aqui, com juros reais ainda maiores?
Também acho, mas vai entender esses seres do mundo desenvolvido.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Vá a merda, Lula

Estou, a cerca de cinco dias, sendo bombardeado com mensagens favoráveis ao ex-presidente do Brasil, via redes sociais e "grande mídia", o que muito me aborrece, pois, como sabem, não tenho nenhuma simpatia por essa figura. Se me perguntassem seis dias atrás o que eu desejava para Lula, eu responderia: que vá a merda. Que deveria responder hoje?

Mas antes algumas digressões sobre o que se anda falando e escrevendo por aí:

Devo lembrar aos idiotas baba-ovos que ficam agora vendo lutas de classes em todas as manifestações da internet são exatamente do mesmo extrato social daqueles a quem denunciam? E que essa demonstração de ojeriza ao contraditório, fundado ou não, é apenas mais uma demonstração de intolerância ao pensamento divergente de um grupelho que se acha dotado de superioridade moral?
Não há luta de classes (conceito com o qual, diga-se de passagem, não concordo) quando todos que se digladiam são representantes da mesma. É pura lógica.

Devo lembrar que aqueles que são acusados de torcer para que o ex-presidente cale-se estariam apenas mimetizando o comportamento do próprio?
Desejar que o adversário político recolha-se está na mente de todos, se falta humanidade ou cavalheirismo na forma como isso é expressado é uma discussão válida, mas que não venham fingir que um grande democrata está a ser vilipendiado por tiranetes em potencial.

Será que exigir coerência de alguém é um ato de direitismo "das elites"? Foram "as elites" que anunciaram que o SUS era um sistema quase perfeito? Ao não utilizar o SUS estaria Lula abrindo uma vaga para quem não pode pagar o Sírio-Libanês?
Como sistema perfeito, o SUS não deveria sujeitar ninguém à falta de vagas, como "quase", imagino que não também, mas o fato é que Lula afirmou isso durante uma campanha eleitoral, e, como todas as suas afirmações, isso só valia como libelo de suas capacidades como administrador. Se mentiu para o povo a quem queria governar, nada mais justo que esse mesmo povo cobre um pouco de coerência. Ou se trata no Sistema, ou diga a verdade, que mentiu descaradamente no passado.

É risível o que diz Paulo Moreira Leite. A CPMF existiu durante anos e arrecadou fábulas para o Governo Federal, mas nunca garantiu melhora sensível no atendimento do público usuário. Hipocrisia é dizer que lutar pela manutenção de um imposto é brigar por mais verbas para uma pasta. E nem é necessário falar que os desperdícios provocados por má gestão do patrimônio do Estado e das contribuições causam perdas muito maiores do que a da arrecadação daquele imposto. A título de comparação, só o custo fiscal das reservas cambiais é maior do que isso.

Há muito se tenta escrever uma hagiografia do homem Luís Inácio da Silva, esta é apenas mais uma realidade, a de paciente, que irão distorcer para aumentar o mito Lula.

Vou, no entanto, manter a minha coerência. Tratar-se de um moribundo não muda a natureza da afirmação. O que eu faria na sexta-feira, faço hoje, na quarta. Minha resposta ao questionamento seria: Lula, vá a merda.