quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Petrobras morreu, e pode ter sido em boa hora

O anúncio do prejuízo da Petrobras trouxe comoção na imprensa e nova fuga de investidores, mas, talvez, a tragédia da empresa, que nunca foi inevitável e é fruto de uma imensa conjunção de incompetência e safadeza, pode ter poupado o bolso dos brasileiros em bilhões de dólares.
A empresa não precisaria estar em situação pré-falimentar, com a maior dívida do mundo entre seus pares, ou ser obrigada a reconhecer mais de 40 bi em maus investimentos no balanço caso tivesse, durante a última década e meia, seguido a trajetória de uma petrolífera comum, preocupada apenas em entregar produção para os clientes e não em "desenvolver" um país - e alguns parasitas.
Não precisaria, mas o fato é que está e reconheceu, e, portanto, terá grandes dificuldades para seguir na aventura faraônica do pré-sal em um momento que, provavelmente, será lembrado como o ponto em que os combustíveis fósseis viraram pré-história (e o cara do vídeo aí embaixo, e autor de um livro que eu recomendo, explica os motivos).



Ele, Tony Seba, estima que, por volta de 2018 e devido a evolução das baterias, os carros elétricos terão preços compatíveis com o do carro médio dos Estados Unidos (30 mil dólares) e desempenho muito melhor, o que trará consequências que tornarão o petróleo e seus primos fósseis extintos como alternativa energética até, o mais tardar, 2030. Acredito no raciocínio por trás das conclusões que ele apresenta.
O cronograma de investimentos anterior da Petrobras pretendia afundar bilhões, e alguns foram mesmo investidos lá, na exploração da camada pré-sal. O retorno em produção aconteceria, necessariamente, nos estertores da era dos combustíveis fósseis, trazendo como dividendos nada mais do que histórias.
Se há males que vem para o bem, como dizem as vovozinhas, isso pode ter ocorrido com a Petrobras. Esse grande prejuízo revelado ontem pode ter prevenido outros enormes mais para frente.
Isso se um pouco de sensatez entrar na cabeça dos tomadores de decisão da área energética brasileira e a megalomania for deixada de lado.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Há dez anos surgia esse blog

Ao escrever essa postagem, em 22 de abril de 2011, estou apenas querendo homenagear esse esforço intelectual de manter um blog por tanto tempo. Pode ser que esse esforço já tenha até fracassado no momento em que ele for para o ar, pode ser que eu tenha morrido ou esteja impossibilitado de escrever por alguma razão, mas saiba que enquanto existir, ou existiu, esse repositório de meus pensamentos buscará, ou buscou, colaborar com os leitores de alguma forma.
Segue o link para a primeira postagem que foi posta no ar, um texto que no momento em que foi publicado já contava com dez anos de idade e que, portanto, já completou duas décadas seguindo, ao que parece e infelizmente, atual: "Líderes Religiosos".