quarta-feira, 8 de julho de 2015

Vitória de Pi...

Os gregos decidiram pelo não, significando que não farão, voluntariamente, novos sacrifícios para saldar a dívida. A pergunta que fica é, isso será menos sacrificado? Poderá a Grécia saldar suas outras obrigações caso deixe de arcar com os encargos referentes ao que deixará de saldar?
A população não quer ver seus rendimentos caírem e seus impostos subirem, e por isso foram majoritariamente de "oxi" (não).
Sendo fiscalmente deficitária independentemente dos encargos pagos, e permanecendo na Zona do Euro, o governo terá que, obrigatoriamente, fazer arrocho fiscal ou tributário, tendo como consequência final para população aquilo para o que ela disse não.
Saindo da Zona do Euro, e podendo emitir moeda, a Grécia sujeitará seus cidadãos ao imposto inflacionário, gerando queda de rendimento para quase todos os gregos (os barões exportadores serão a exceção). E isso sem o colchão europeu para amaciar o baque.
Ou seja, os gregos sofreram um estelionato plebiscitário.
Hoje, há um grande número de sócios na alegria pela decisão grega, quero ver quantos irão associar-se na hora do desastre. Pelo jeito, não muitos.