segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um outro mundo é possível

Afinal, nos vivemos nele.
Não é espantoso como os ditos mercados estão reagindo mal ao fato de os juros exigidos da Itália para a rolagem de sua dívida ter atingido o teto de 7%, o que, descontada a inflação européia, dá uns 5%, ao mesmo tempo que os especialistas indicam investir aqui, com juros reais ainda maiores?
Também acho, mas vai entender esses seres do mundo desenvolvido.

4 comentários:

Drunkeynesian disse...

O problema é que a dívida da Itália a 7% vira explosiva (com crescimento nominal perto de zero, ou seja, arrecadação baixa e dívida / PIB piorando). O Brasil, por incrível que pareça, tem um dos melhores perfis de dívida do mundo, mesmo com os juros longos a 11%. Em resumo, você compra Itália a 7% com o risco de receber menos do que investiu; o Brasil provavelmente vai continuar sendo um bom pagador por algum tempo.

Gian disse...

Até concebo que há diferenças estruturais entre as duas dívidas, mas, sejamos francos, se é o simbolismo que conta, isso significa que se considera a Itália menos responsável que o Brasil.
Nada, ainda, autoriza-nos, ou a qualquer outro, a acreditar nisso. Até importamos nacional-inflacionistas de lá.
Espero que os analistas externos estejam certos, porém não estou confiando cegamente.

Drunkeynesian disse...

"significa que se considera a Itália menos responsável que o Brasil."

Acho que isso vai ficar claro com o tempo. Ainda que seja uma situação temporária: a Itália acumula anos de certa irresponsabilidade; o Brasil, anos de certa austeridade.

Gian disse...

Deixando meu agnosticismo de lado: Deus te ouça.