sexta-feira, 7 de março de 2014

Energia Solar Fotovoltaica - Vale ou não a pena

Estava lendo essa reportagem e peguei-me imaginando se ele fazia sentido. Cheguei à conclusão de que não vale, ainda, ser um microgerador de energia fotovoltaica no Brasil.
O problema não é o custo da energia gerada em si, pois ela tende a ser mais barata do que a fornecida pelo sistema de distribuição.
Tomemos, por exemplo, a região da AES Eletropaulo e as condições de compra de painéis solares de um site especializado (no caso, esse). Assumindo algumas premissas, que podem ser falsas, de custo de projeto e instalação e uso contínuo dos painéis por 30 anos e chegamos à seguinte tabela:
Podemos observar que, nos sistemas de maior produção, é mais barato produzir a própria energia, mas, infelizmente, não é apenas o custo de produção que se deve levar em conta para ver a viabilidade econômica de um investimento.
Deve-se levar em conta também o custo de oportunidade, o que se poderia fazer alternativamente com o investimento, e, no caso de países com taxas de juros enormes como as nossas, é normalmente mais vantajoso fazer aplicações financeiras dos recursos iniciais e pagar as contas mensais das companhias de energia.
Fazendo simulações com consumos de 500, 1000 e 2000 KWh/mês, capacidades dos sistemas geradores compatíveis e o retorno da poupança, podemos ver que, em consumos maiores, há a possibilidade teórica de usufruir um lucro marginal da cogeração, porém os riscos provavelmente não seriam compensadores:


Consumo de 500 KWh

Consumo de 1000 KWh
Consumo de 2000 KWh


Deste modo, pode-se concluir que o que impede o uso de painéis fotovoltaicos no país não é o custo do capital, mas o alto retorno financeiro das aplicações bancárias. Quem tem dinheiro para gastar, faz melhor em guardá-lo.
Países onde o crescimento está muito mais acelerado que o nosso valem-se de juros negativos como incentivo,  como a Austrália, ou pagamentos mais altos pela energia produzida, como a Alemanha.
Se, algum dia, o Brasil virar um país "normal", células fotovoltaicas serão extremamente compensadoras. O problema é que fica difícil de apostar nesta normalidade.

8 comentários:

Jean disse...

Parabéns pelo seu blog. A qualidade dele é proporcional à movimentação e à quantidade de comentários que ele recebeu nos últimos 12 meses.

Parabéns. Continue assim.

Gian disse...

Ironia é sempre bem vinda.

Anônimo disse...

"Ironia é sempre bem vinda."

Então reconhece que o blog é uma bosta.

Gian disse...

Ótimo, melhor ainda que ironia, é a sinceridade. Inclusive não temos uma opinião tão dispare a esse respeito.
Lave as mãos após lê-lo ou você pode contaminar seus amiguinhos.

Anônimo disse...

Pode ficar tranquilo. Já limpei o meu quarto após ter vomitado ao ler seu bloguxo.

Gian disse...

Obrigado pela preferência, freguesia, servimos bem para servir sempre.

Anônimo disse...

Obrigado pelo post!!!!

Anônimo disse...

Cara.. Achei seu blog muito bom!!!. No mínimo esses idiotas ai devem ser seus concorrentes ou sei lá o que!!!. Não considere esses comentários em nada, pois quem crítica deve no mínimo fazer melhor!!!