O problema não é o custo da energia gerada em si, pois ela tende a ser mais barata do que a fornecida pelo sistema de distribuição.
Tomemos, por exemplo, a região da AES Eletropaulo e as condições de compra de painéis solares de um site especializado (no caso, esse). Assumindo algumas premissas, que podem ser falsas, de custo de projeto e instalação e uso contínuo dos painéis por 30 anos e chegamos à seguinte tabela:
Podemos observar que, nos sistemas de maior produção, é mais barato produzir a própria energia, mas, infelizmente, não é apenas o custo de produção que se deve levar em conta para ver a viabilidade econômica de um investimento.
Deve-se levar em conta também o custo de oportunidade, o que se poderia fazer alternativamente com o investimento, e, no caso de países com taxas de juros enormes como as nossas, é normalmente mais vantajoso fazer aplicações financeiras dos recursos iniciais e pagar as contas mensais das companhias de energia.
Fazendo simulações com consumos de 500, 1000 e 2000 KWh/mês, capacidades dos sistemas geradores compatíveis e o retorno da poupança, podemos ver que, em consumos maiores, há a possibilidade teórica de usufruir um lucro marginal da cogeração, porém os riscos provavelmente não seriam compensadores:
Consumo de 500 KWh
Consumo de 1000 KWh
Consumo de 2000 KWh
Deste modo, pode-se concluir que o que impede o uso de painéis fotovoltaicos no país não é o custo do capital, mas o alto retorno financeiro das aplicações bancárias. Quem tem dinheiro para gastar, faz melhor em guardá-lo.
Países onde o crescimento está muito mais acelerado que o nosso valem-se de juros negativos como incentivo, como a Austrália, ou pagamentos mais altos pela energia produzida, como a Alemanha.
Se, algum dia, o Brasil virar um país "normal", células fotovoltaicas serão extremamente compensadoras. O problema é que fica difícil de apostar nesta normalidade.
8 comentários:
Parabéns pelo seu blog. A qualidade dele é proporcional à movimentação e à quantidade de comentários que ele recebeu nos últimos 12 meses.
Parabéns. Continue assim.
Ironia é sempre bem vinda.
"Ironia é sempre bem vinda."
Então reconhece que o blog é uma bosta.
Ótimo, melhor ainda que ironia, é a sinceridade. Inclusive não temos uma opinião tão dispare a esse respeito.
Lave as mãos após lê-lo ou você pode contaminar seus amiguinhos.
Pode ficar tranquilo. Já limpei o meu quarto após ter vomitado ao ler seu bloguxo.
Obrigado pela preferência, freguesia, servimos bem para servir sempre.
Obrigado pelo post!!!!
Cara.. Achei seu blog muito bom!!!. No mínimo esses idiotas ai devem ser seus concorrentes ou sei lá o que!!!. Não considere esses comentários em nada, pois quem crítica deve no mínimo fazer melhor!!!
Postar um comentário