sexta-feira, 6 de maio de 2011

Externalidade positiva da mudança demográfica: o déficit educacional tende a ser superado

Dêem uma olhadinha nesse vídeo:


Como vemos, há uma série de mudanLinkças no nosso país, marcadamente na forma da, ainda assim chamada, pirâmide demográfica. Apesar de haver um aumento absoluto na população, e as estimativas são de que assim permanecerá na primeira metade do século, o número de jovens e crianças até vinte anos já está menor agora do que era dez anos atrás. E foi uma diminuição acentuada, cerca de 10%.
Como já escrevi aqui, com uma pequena ressalva, não me preocupa o envelhecimento da população como fator de freio econômico (desde que não seja contra o Ceará) e um fator de melhoria da produtividade geral do país que, na minha opinião, fará com que tenhamos algumas alegrias é o financiamento da educação.
Se já "perdemos" cinco milhões de jovens em comparação ao censo passado (ver minuto 1o,30) e os fundos públicos não foram reduzidos para a área educacional, podemos deduzir que há cada vez mais dinheiro per capita para sustentar a aprendizagem de nossos alunos. Portanto o problema de financiamento da área está resolvido ou em vias de sê-lo.
Não esperemos que a choradeira dos responsáveis pela gestão da área diminua proximamente, mas devemos ter consciência de que, ao exigir qualidade na educação pública, não estamos clamando por milagres. O dinheiro há e em volumes crescentes para um número de alunos declinante. Se o problema é incompetência na gestão de recursos, como parece ser o caso geralmente, então temos que resolver a questão melhorando os gestores através de qualificação, sempre que possível, ou trocando-os por outros mais qualificados.

Nenhum comentário: