quarta-feira, 3 de junho de 2009

Impasse nas CPIs, quem perde?

Não sou nenhum especialista nos jogos regimentais do Congresso, mas é fácil perceber que o esperneio dos governistas pela relatoria da comissão parlamentar de inquérito das ONGs é um forte indicativo de que as oposições não devem ceder.
Mesmo porque é de interesse da oposição mandar a CPI da Petrobrás cada vez mais próxima da eleição de 2010, quando as possíveis, melhor dizer prováveis, irregularidades encontradas terão maior potencial para prejudicar o governo. Não custa lembrar que Dilma Rousseff é a presidente do Conselho da empresa e Gabrielli pretende concorrer a um cargo eletivo na Bahia.
Todos sabemos que uma vez lida, a CPI será instalada, postergar o início dos trabalhos enquanto as ONGs são esquadrinhadas pela oposição apenas torna um martírio agudo em crônico. O PT sabe disso, o PSDB sabe disso, o DEM sabe e, principalmente, o PMDB está carecade saber.
Estando com a faca e o queijo na mão, e o relógio pressionando, é natural que os vencedores de todas as brigas dentro da base aliada, os verdadeiros profissionais, queiram fazer de tudo para aumentar seu cacife. É isso que Jucá deseja.
Resta saber se a oposição vai saber jogar ou cederá. Pelas últimas decisões do grupo, a segunda alternativa parece mais próxima.
Esperemos as próximas rodadas.

Nenhum comentário: