José Dirceu faz a sua defesa do blog Fatos e Dados, mas, como não podia deixar de ser, a coisa toma a forma de um ataque à grande imprensa.
Já começa com uma mentira deslavada: "A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) elaborou uma nota de repúdio a iniciativa da PETROBRAS de divulgar no seu blog todas as informações pedidas pelos jornalistas e jornais a respeito da empresa."
A dita associação repudiou o fato da empresa utilizar as perguntas enviadas por seus jornalistas. Caso quisesse se mostrar totalmente aberta, melhor faria a Petrobrás abrindo todas as informações, antes que fossem pedidas por qualquer órgão de imprensa. Não utilizaria, então, as idéias alheias, nem tentaria "furar" os repórteres.
No decorrer do texto, faz uma longa dissertação sobre os meios ilegítimos pelo qual a "mídia" procuraria boicotar os blogs, esquecendo-se, talvez, que grande parte dos blogs, incluindo aquele em que está cometendo este homicídio da lógica, são patrocinados pelas mesmas empresas que denuncia.
E termina com outra mentira, bem ao gosto petista: "Aliás, é o que já vêm fazendo, a pretexto de defender a cultura nacional e o controle da mídia por brasileiros natos. O que não fizeram antes, nunca. Lembrem-se, não defenderam esse controle para nenhum setor de nossa economia. A começar pela Petrobras que todos pretendiam privatizada - PSDB, DEM, era FHC, e mídia à frente."
Como já escrevi aqui, infelizmente nenhum dos citados defende a privatização da Petrobrás. Mas se Dirceu defende que a "mídia" seja apenas mais uma indústria, e que estrangeiros - cidadãos, empresas e instituições - possam controlá-la ao bel prazer, apoiá-lo-ei.
Todos têm seu momento de lucidez, até mesmo os petistas, acho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário