quarta-feira, 31 de maio de 2006

Globalização

Coitada, é um conceito que anda apanhando muito ultimamente.
A população dos países ricos não gosta muito disso e a dos países pobres detesta, mas ela segue em frente, batalhadora.
Mas que bicho é ela e por que apanha tanto?
Uns dizem ser a padronização do mundo aos moldes americanos, outros que é o fim da utopia de bem estar social no mundo e outros ainda que é o domínio dos países pobres pelas multinacionais dos países ricos.
Eu tendo a acreditar que é simplesmente o nivelamento dos iguais mundo afora.
Segundo este ponto de vista, os pobres dos países ricos têm mesmo que se preocupar. Se eu estiver correto, estes são os que mais têm a perder.
Como contraponto, os dos países pobres só têm a ganhar. Um nivelamento econômico entre os pobres do mundo não faria muito por eles, mas uma migalhinha iria acabar sobrando.
Os ricos de todos os lados continuariam ricos e felizes, como sempre foram enquanto aos Estados caberá uma perda de autonomia, pode-se dizer até soberania, devido a interdependência entre as nações.
Daí se vê que os grupos que mais perderiam seriam os de trabalhadores sindicalizados e de baixa educação dos países ricos – os pobres de lá - e os políticos de toda a parte, que veriam sua margem de manobras populistas estreitar-se.
Se você concorda comigo na análise deve ver que fica evidente o porquê da globalização ter se tornado maldita para os grupos organizados ditos de esquerda mundo afora. É palavrão porque ameaça grupos historicamente privilegiados.
Se estivesse em um deles também estaria esperneando; como não estou, torço para que a globalização ganhe impulso e venha mais rápido.

Nenhum comentário: