quinta-feira, 1 de março de 2007

A raiz dos problemas

Considero como os três grandes problemas brasileiros da atualidade, na ordem direta de urgência e inversa de importância, os juros altos pagos aos poupadores, a ineficácia dos governos e o desenraizamento das leis.
Então falemos do mias importante.
Sabemos que no Brasil existem as leis que pegam e as que não. Por que isso ocorre?
Pelo motivo mais óbvio, elas não pegam quando tentam se impor ao arrepio do que pensa a sociedade e pegam quando são a expressão de seus desejos.
Uma pessoa só obedece a uma lei por duas razões: ou acha que ela é justa ou é obrigada a isso por coerção.
A grande maioria das leis brasileiras são inspiradas em outras sociedade, ou simplesmente transplantadas delas, buscando-se algo que deu certo nos Estados Unidos ou na Alemanha, por exemplo. Isto já faz com que ao ser aplicada à nossa sociedade perca o sentimento de justiça e a primeira razão para ser obedecida.
A segunda razão é sempre menos eficiente, pois necessita um grande aparato de comando e controle por parte dos governos. Aí então o segundo problema mais importante também age; um governo ineficaz não consegue aplicar a coerção necessária para que o controle exista.
Isto cria o ciclo vicioso de descrédito no qual mesmos as leis mais justas e aceitas pela sociedade passam a ser contestadas.
Cria-se um quadro de anarquia ou, pior, anomia.
Muito mais grave quando s grupos dirigentes se comportam como “gangs” e Ministros de Estado “esquecem-se“ de denunciar crimes que presenciaram ou dos quais foram vítimas.
Tanto pior para o país.

Nenhum comentário: