sábado, 20 de janeiro de 2007

A educação dos potentados

Por mais que se queira personalizar, país não é gente e não pode se dar ao luxo de ser mal-educado. Já os líderes dos países vivem fazendo isso, e sujam a imagem de suas nações e do povo que representam.
Um que acha o máximo ser mal-educado é o Chávez. Sempre nos foi ensinado que não devemos criticar os demais com a intenção de constrangê-los; e é só o que este suposto estadista faz. Muitas vezes na casa do alvo, como ele fez em Nova Iorque ao chamar George W. Bush de diabo. Será que este xingamento trouxe algum ganho diplomático ao seu país ou só o fez porque achou que era uma boa hora para uma ofensa gratuita?
Como maus hábitos se disseminam rapidamente, Evo “ pupilo” Morales também está colocando suas asinhas para fora; vocês devem ter visto a forma como a dupla agiu contra o presidente colombiano Álvaro Uribe na reunião de cúpula do Mercosul (pois é, parece que isso ainda existe, ao menos para gastar nosso dinheiro com a segurança dos supostos líderes).
Resta saber como serão as próximas reuniões de cúpula; será que irão cuspir na mão antes de se cumprimentar? Ou dar uma rápida passada de mãos na bunda?
Quem sabe; nas novelas tão populares na América Latina nunca se sabe o próximo passo ou cena. A nossa política é muito mais imprevisível ainda.

Nenhum comentário: