terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Sede de verdade

Está se falando tanto do aquecimento global que também vou explorar este filão à exaustão.
Então deixem-me aqui esclarecer algo sobre o que penso que seria a falta d’água que alguns povos podem vir a sentir. Isto é simplesmente ridículo, não há a menor possibilidade de alguém ficar sem água devido ao aquecimento global; porém, há total possibilidade de grupos inteiros morrerem secos por falta de dinheiro e o seu equivalente físico energia.
A verdade inconteste é que não existe recurso mais abundante na Terra do que a água. Como já disse em algum texto (ou alguns) neste mesmo blog, o nosso problema é com energia, seja para levar a água potável para regiões ermas, seja para tornar potável água próxima. Ou dinheiro para armazenar água de chuva.
Fora distância o problema para algo, os tenistas do Australian Open não beberiam Evian, ninguém no ocidente utilizaria o petróleo árabe ou as quinquilharias chinesas. Fora tecnologia, não existiriam usinas de dessalinização ou estações de tratamento.
O problema é que energia e dinheiro são problemas que o mundo acha intransponível, por serem escassos e os mais fortes quererem se apropriar deles. Sua posse significa poder.
O fato é que, se realmente acontecerem as grandes secas no mundo pobre, os habitantes de países ricos chorarão de compaixão frente às imagens de criancinhas sedentas e famintas, mandarão mantimentos e nada de verdadeiramente estrutural farão.
Nós conhecemos bem esta história, convivemos com ela faz séculos e nada foi feito para resolver o problema.

Nenhum comentário: