segunda-feira, 6 de abril de 2009

Chegamos à era do hidrogênio

Jeremy Rifkin é desses administradores de empresas que ganham a vida escrevendo sobre como será o futuro. Publicou Era do Acesso, O fim dos empregos e O sonho europeu, entre outros, todos com um certo pessimismo quanto ao futuro do capitalismo à americana.
O vídeo a seguir poderia ser usado como uma introdução a uma palestra sua.



Se vocês assistiram ao vídeo, devem ter ficado com a mesma sensação que me afligiu quando terminei de ler A economia do hidrogênio - A criação de uma fonte de energia e a redistribuição do poder na Terra. Ficava me perguntando: mas qual é o ponto deste cara?.
O subtítulo do livro é dos mais mentirosos que já vi. A princípio, o hidrogênio não é uma fonte energia, porque não é encontrado em estado puro no universo, com exceção, talvez, nos núcleos das estrelas. Nem distribui, tampouco, o poder mundial - menção à perda de importância dos produtores de petróleo -, pois para ter-se acesso a ele é necessário gasto de energia, que nas atuais condições virá primordialmente dos hidrocarbonetos.
O hidrogênio é, portanto, apenas uma solução para a poluição local, enquanto não se conseguir limpar a matriz energética mundial. E nesse sentido, é muito bem vinda a experiência de utilização de ônibus movidos a célula de hidrogênio pela EMTU.
A região metropolitana de São Paulo é das mais prejudicadas pela poluição localizada produzida por veículos. Entre as mais prejudiciais está a dos motores diesel, que não têm combustão completa e, por isso, lança particulados no ar. Estes são extremamente irritantes às mucosas do aparelho respiratório. toda e qualquer diminuição da emissão desses particulados deve ser comemorada.
Se não muda muito o problema global, a substituição massiva dos poluentes coletivos teria um efeito bastante grande na saúde pública da região metropolitana. Deve ser, então, apoiada.
Chegamos, finalmente, à era do hidrogênio.



No vídeo abaixo um trecho do programa do canal Discovery, sobre o futuro do automobilismo, que fala sobre a melhoria na tecnologia de motores a hidrogênio.

Nenhum comentário: