sábado, 4 de abril de 2009

Domínio dos irracionais

O homem razoável se adapta ao mundo; o irascível tenta adaptar o mundo a si próprio. Assim, o progresso depende do homem irascível.
George Bernard Shawn



Estava assistindo o vídeo acima e deparei-me com a afirmação de John Elkington, baseado na frase de George Bernard Shawn, um dos maiores frasistas que já existiu (para ver algumas delas, clique aqui), de que quem faz realmente a diferença são os irracionais.
Elkington até escreveu um Livro sobre o assunto, Empreendedores Sociais. É duro ter que admitir isso, mas ele está certo.
Se fossem parar para pensar, as pessoas não fariam quase nada do que impacta o mundo. Que razões, no mundo de hoje, levam alguém a ter filhos, ou mesmo filho? É contratar uma responsabilidade por vinte, trinta, até mais anos. E nenhuma garantia de satisfação. A quantidade de seres humanos, no entanto, não para de crescer. Estima-se que aumentará em um terço no decorrer deste século.
Comprar um carro então, por que o fazemos? Significa prejuízo financeira na certa. Dependendo do valor do veículo, apenas com os juros da poupança, esta aplicação que não rende quase nada, poderíamos fazer todas as nossas viagens de táxi. Aqueles que optam pelo parcelamento, têm com as prestações gastos maiores do que teriam com o táxi, e ainda arcam com seguro, estacionamento, reposição das peças. Sem contar com o stress do trânsito. E mesmo assim, o número de automóveis emplacados todos os dias em São Paulo, por exemplo, é ainda maior do que o de bebês que nascem.
E quanto a abrir uma empresa? Se deixamos o dinheiro aplicado na renda fixa, recebemos, ao final de um ano, o dobro do que rende a média das companhias. E não temos que nos preocupar com pagamentos de funcionários, contas, impostos, emolumentos e nem correr atrás da burocracia para liberar nossa atuação. Ter uma empresa, entretanto, é o sonho de quase todos e muitos o realizam.
Enfim a vida é um domínio dos irracionais e temos que conviver com o fato. Talvez seja por isso que tantos procurem o sentido da vida e não encontrem. Eu mesmo não tenho a mínima idéia de qual seja ele.
Algum de vocês pode me dar alguma dica?

Nenhum comentário: