sexta-feira, 3 de abril de 2009

Racismo à italiana

Na nossa ingenuidade, esperamos que o mundo caminhe para a frente, mas não, ele insiste em zigue-zaguear tortuosamente.
Após os massacres coloniais, o sistema imperial europeu havia criado um sistema injusto, baseado em cultura, no que chamamos de etnia, mas que permitia a ascensão social ao adequar-se aos padrões dominantes.
Com a ascensão das idéias darwinianas, na segunda metade do século XIX, foram criados o racismo científico e o determinismo geográfico. O primeiro procurava explicar as diferenças de desenvolvimento entre países pelas características inerentes a cada "raça" e o segundo pela influência do clima. Como ambos foram desmentidos pelos fatos, refluiram no século passado.
Quanto mais o darwinismo biológico deixava de ser aplicado, mas forte voltava a noção culturalista, etnológica, transformada desta vez em separatismo nacionalista, que levou à morte de milhões nos genocídios do século XX.
O padrão foi se repetindo, com um sucedendo ao outro. Houve a época do racismo aberto, Estados Unidos pré-movimento dos direitos civis e África do Sul durante o apartheid, e a do nacionalismo, como os confrontos na ex-Iugoslávia e em Ruanda, mas sempre com um grupo tentando impor a dominação a outro.
Parecíamos estar em um tempo de volta ao nacionalismo étnico, não preciso lembrá-los da tragédia africana, muito bem representada por Darfur, mas, mais de meio século depois do caso Rosa Parks, os italianos me aparecem com esta: um retorno ao apartheid. E sob a justificativa de que isso melhorará a convivência entre os estrangeiros e os locais.
Dizem que a história é cíclica, mas a farsa não precisava vir tão rápido.

Segue um vídeo, em inglês, que trata da luta pela abolição do apartheid, notem que uma lembrança emblemática do narrador é dos assentos separados nos coletivos. Não pode haver nada mais representativo que isso, parece.
<a href="http://www.joost.com/257000i/t/Back-Home-Roots-of-a-New-South-Africa">Back Home: Roots of a New South Africa</a>

Nenhum comentário: