terça-feira, 10 de março de 2009

Capoeira Legends

O Brasil é um produtor de conteúdo respeitado internacionalmente. A música, especialmente, é considerada de excepcional qualidade, mas somos exportadores de software, em muitos nichos de mercado, e, vez ou outra, emplacamos um "blockbuster" cinematográfico.
A indústria de jogos eletrônicos, ou, como preferem os aficionados, "games",como o cinema, é uma síntese das demais formas de apresentação de conteúdo. Se a produção de filmes é considerada a sétima arte, talvez os jogos eletrônicos seja a oitava.
Nada mais adequado que nosso país produza os seus entretenimento digital também. É incipiente a produção, mas crescente. Em 2004, foi criada uma associação para congregar as empresas do mercado promissor,a Abragames, mas durante muito tempo buscou-se mais emular os estrangeiros do que fazer algo caracteristicamente nacional.
Creio que, quanto mais abrasileirada for a produção daqui, melhores serão as chances de destacar-se no mercado. Sendo um igual, só se destaca quem pode investir muito em propaganda e marketing. Sendo exótico, e com qualidade, a mídia espontânea encarrega-se de grande parte do serviço.
Neste sentido, acredito que o "Capoeira Legends" seja realmente um avanço na indústria. Os desenvolvedores correm o risco de ganhar dinheiro, como sói acontecer com quem investe na cultura brasileira, ou o que os estrangeiros pensam ser ela. Quem aqui se esqueceu da famigerada lambada, aquele ritmo franco-brasileiro. Não se perde o mercado nacional e disputa-se o externo.
Veremos.

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