Quando era um estudante, os professores sempre diziam para externar nossas dúvida, já que ela poderia ser a de outros colegas. Com o tempo, descobri que este pedido era da boca para fora. Poucos professores querem que realmente as externemos, acham que atrapalha a fluência das aulas.
Como não sou professor, e não há fluência nesta página, resolvi fazer a sessão de externalização, passarei a colocar aqui o significado de palavras que costumava ouvir e não tinha a mínima idéia do que representavam. Pode ser que a série palavra do dia, que aviso já que não será diária, não interesse a ninguém, mas minha ignorância, ao menos, ficará menor. Vamos à primeira palavra, então:
Perdi a oportunidade de conhecer a Lapa carioca melhor neste carnaval (poupe-me dos trocadilhos infames), mas surgiu-me a curiosidade de saber o que significa a palavra, nome de bairro em quase todas as cidades antigas do país.
O primeira suposição era relacionada com a geologia, afinal esses bairros são marcados pelo relevo acidentado, e o velho Houaiss, em sua roupagem high-tech confirma a impressão. Lapa é:
1 grande pedra ou laje que, ressaltando de um rochedo, forma abrigo
2 cavidade em rochedo; gruta
Parece que os antigos tinham uma predileção por fazer do sopé dos morros sua morada. Podia fazer sentido no passado. A ação antrópica transformou estes locais em verdadeira ratoeira. Impermeabilização do solo e ocupação das encostas fazem a água subir rapidamente e a terra descer mais rápido ainda. Provavelmente no futuro teremos menos Lapas municípios afora. Elas fazem mal à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário