terça-feira, 19 de abril de 2005

A importância do biodiesel para o agronegócio

Esta se fazendo um carnaval a respeito do biodiesel, mas não se pode garantir que esta é uma alternativa economicamente viável pelo seu potencial de incentivar a agricultura.
Alguns afirmam que ele se torna competitivo com o diesel mineral quando o petróleo atinge patamares por volta de 30 dólares o barril, outros que este valor seria ainda mais alto. Sendo assim, todos os produtores estariam muito vulneráveis às variações do combustível, cujo preço é mantido alto mais por fatores de mercado do que de custo de produção.
Portanto os produtores estariam no pior dos mundos. Sua própria atuação tenderia a baixar os preços do petróleo e os seus custos de produção são maiores do que os da média das indústrias petrolíferas.
Porém o biodiesel tem um trunfo em suas mangas. Ele pode ser utilizado como regulador de mercados e isto pode ser a chave do sucesso do programa.
Da mesma forma que os usineiros decidem se produzirão álcool ou açúcar dependendo dos preços destas duas commodities, os produtores de biodiesel e as cadeias que deles dependerão terão bastante flexibilidade.
Os motores diesel rodam com qualquer porcentagem na mistura de diesel mineral e biodiesel, portanto fica descartada a chantagem por parte dos produtores de biodiesel por maiores vantagens, como ocorreu pelos produtores de álcool durante a crise de desabastecimento que diminuiu muito o prestígio dos carros a álcool.
Além disso, há uma grande gama de precursores do combustível orgânico, que vão desde os resíduos gordurosos dos esgotos domésticos até alguns óleos vegetais nobres e caros. Isto permite que se perenize a produção e se aproveite uma abundância eventual de matéria-prima.
Como exemplo, este poderia ser o caso do excesso de soja que ocorreu quando, alegando contaminação, os chineses impediram o desembarque de grãos brasileiros. O preço do produto despencou momentaneamente. Se houvesse um mercado alternativo (os produtores de biodiesel) isto não ocorreria.
Outra externalidade positiva que talvez incentive a adoção de biodiesel é que ele poderá reduzir também os custos das centrais de tratamento de esgotos, uma vez que os resíduos gordurosos passarão de algo que gera problemas de armazenamento para algo que gera receitas pela venda para s produtores de combustível, acelerando a resolução de um problema que mais cedo ou mais tarde terá que ser enfrentado.
Além dos resíduos de esgoto seriam beneficiadas pela mesma lógica todas as empresas que geram resíduos gordurosos, como grande parte das plantas industriais com base em recursos agrícolas. A utilização destes passaria a gerar lucro ou reduzir prejuízos.
Sendo assim, mesmo que os 200 mil empregos que o Governo Federal espera criar com o programa de biodiesel não se concretizem, ele pode formar uma indústria que se sustenta. Se não pelos óleos da agricultura feita especialmente para ele, pelos resíduos que hoje são uma dor de cabeça para prefeitos e industriais Brasil afora.

Nenhum comentário: